Empadão de Carne e Purê de Batata

INGREDIENTES
800 g de carne de vaca
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 lata pequena de tomate em pedaços
2 dl de vinho branco
0,5 dl de azeite
1 gema
2 colheres (sopa) de farinha maisena
1 colher (sopa) de leite
1 folha de louro
1 ramo de coentros ou salsa
Rodelas de chouriço
Sal e pimentaPara o puré:
1,200 kg de batatas
2,5 dl de leite quente
50 g de manteiga
Noz-moscada
Sal e pimenta

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO
Para preparar este empadão de carne, descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Leve uma panela de pressão ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos, a folha de louro e o ramo de salsa ou coentros e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione tomate, a carne cortada em pedaços, o vinho branco e 4 dl de água, retifique os temperos, feche e deixe ferver durante 40 minutos.
Retire do lume, deixe sair o vapor, abra, retire a carne, deixe-a amornar e desfie-a muito finamente. Passe o caldo da panela pelo passador de rede, deite num tacho o que ficou no passador, junte 3 dl de caldo e a farinha maisena previamente dissolvida num pouco de água e leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, retifique os temperos, junte a carne, misture bem e reserve.
Faça o puré: lave as batatas, corte-as ao meio, coza-as com a pele em água temperada com sal, escorra-as, deixe-as amornar e retire-lhes a pele. Passe-as depois pelo passevite, adicione a manteiga e o leite quente, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e misture muito bem.
Deite um pouco do puré num tabuleiro de louça, espalhe por cima a carne, cubra com o restante puré, alise, pincele com a gema misturada com o leite e disponha algumas rodelas de chouriço. Leve ao forno na função grill até que fique bem quente e douradinho e sirva decorado a gosto e acompanhado com salada.

Fonte: Tele Culinária

Posted in Receitas.